Grade Curricular

Disciplinas Obrigatórias

Sociedade, Ambiente e Território

Instrumentos de análise e vias interpretativas das relações entre sociedade, ambiente e território, identificando os limites teóricos, metodológicos e epistemológicos introduzidos no âmbito científico pela questão ambiental. Contribuições clássicas das ciências sociais e da geografia bem como da produção contemporânea, ressaltando o caráter indissociável entre relações sociais, espaciais e ambientais.

Desenvolvimento e Desigualdades Regionais

O desenvolvimento do capitalismo e o fenômeno regional: economia, sociedade, política e meio ambiente. Os diferentes sentidos atribuídos ao desenvolvimento: da concepção clássica, ecodesenvolvimento e o desenvolvimento como justiça social. A relação entre desenvolvimento e espaço, região e território. O Estado e as políticas territoriais; a formação desigual do território brasileiro. A problemática dos espaços sub-regionais não dinâmicos. Desenvolvimento e desigualdades sociais. Políticas públicas de desenvolvimento regional.

Planejamento, Políticas Públicas, Cidades e Regiões

Atualidade do planejamento como intervenção do Estado. Gênese do Planejamento de Políticas Públicas, cidades e regiões em diferentes escalas geográficas, considerando suas concepções e experiências modulares. Apresenta a formação e dinâmica no campo do Planejamento e a relação com desenvolvimento e cidadania. Experiências concretas de Planejamento no Brasil e na América Latina. Agências e Agentes do Planejamento. Instrumentos legais de planejamento. Políticas Públicas e Fronteiras.

Estado e Políticas Públicas

Estado na teoria política clássica. A crítica marxista ao Estado como representação universal; Estado e classes no capitalismo; O Estado e representação de interesses; pluralismo, elitismo e o neoinstitucionalismo. Estado, política pública e ação coletiva. A questão ambiental como problemática transversal à discussão contemporânea. As particularidades do Estado e a política no Brasil.

Metodologia da Pesquisa

Tratar os desafios específicos da produção de conhecimento no campo dos estudos do planejamento urbano e regional. Buscar relacionar processos de pesquisa com o campo do planejamento. Serão consideradas questões relativas ao trabalho interdisciplinar e às exigências decorrentes da relevância atribuída às relações sociedade-espaço no campo dos estudos urbanos e regionais. A disciplina está estruturada em dois eixos. No primeiro o foco será o recorte do objeto; na escolha dos conceitos e categorias; os movimentos analíticos implicados na problematização do objeto e destes em questões que orientem a metodologia de projetos de pesquisa. O segundo eixo será dedicado especificamente aos métodos de pesquisa, as opções por métodos qualitativos e/ou quantitativos e os desdobramentos dessas escolhas; a relação entre sujeito-objeto; os resultados esperados; tratamento de fontes e a organização documental.

Seminário de Pesquisa I

O Seminário de Pesquisa consiste em atividades programadas internas de estudos, de investigação e divulgação da produção científica do corpo discente e docente, envolvendo a temática específica da cada linha de pesquisa, as dissertações e os projetos de dissertação.

Seminário de Pesquisa II

O Seminário de Pesquisa consiste em atividades programadas internas de estudos, de investigação e divulgação da produção científica do corpo discente e docente, envolvendo a temática específica da cada linha de pesquisa, as dissertações e os projetos de dissertação.

Seminário de Dissertação I

Seminário de Dissertação II

UFF Campos | Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – ESR

Rua José do Patrocínio, n° 71, Centro, Campos dos Goytacazes – RJ – CEP 28010-385
Bloco C – Sala: 209

(22) 2733-0319 | (22) 2733-0310
Ramal: 4110

Skip to content