Linha de pesquisa

Desenvolvimento, Ambiente, Políticas Públicas, Conflito e Cidadania

Esta linha de pesquisa aborda a análise dos processos de planejamento e desenvolvimento econômico, social e regional e suas dinâmicas socioespaciais, as político institucionais e socioambientais em âmbito regional, nacional e internacional. A linha problematiza o papel do Estado, das políticas públicas e dos atores sociais nos processos de desenvolvimento econômico, local, regional territorial e rural, os impactos regionais decorrentes da extração e produção do petróleo e gás, da concentração fundiária, observando o acesso e gestão, os conflitos envolvidos nas disputas por terra, água e dos recursos naturais em sua interface com os projetos de desenvolvimento territoriais e regionais.

Estuda as questões relacionadas à economia política, cooperativismo, à economia urbana e regional e da economia social, política e solidária, se debruça sobre as mudanças nas relações trabalho, renda, assistência social e direito ao trabalho que refletem desigualdades e pobreza no campo e na cidade.

É orientado aos estudos de economia da indústria, dos sistemas industriais, inovação e tecnologia, competividade, rede de empresas, redes e estratégias empresariais do agronegócio, representação de interesses, uso corporativo do território, políticas de soberania e segurança alimentar e nutricional, políticas e programas fundiários de apoio à agricultura familiar e aos assentamentos rurais.

Aborda as relações ambiente/sociedade sob a ótima dos desastres, do risco e dos conflitos socioambientais. Se debruça sobre o estudo da ambientalização, das políticas públicas de proteção, de controle e gestão ambiental multiescalar. A linha problematiza a análise das mudanças no ambiente e território e na luta por justiça ambiental.

Investiga o planejamento urbano e regional, enfatizando os estudos de dinâmicas populacionais, de ocupação e uso do solo, a organização e o desenvolvimento socioespacial, moradia e segregação socioespacial. Se atém ao papel do planejamento, as metodologias e processos participativos, as políticas de mobilidade urbana, ao estudo do patrimônio e as políticas culturais e sua gestão. Se debruça sobre as políticas públicas de segurança pública e justiça criminal, conflitos e cidadania.

Aborda temas relativos ao jornalismo local e regional, aos estudos de comunicação e desenvolvimento regional, de mídia e cultura em sua interface com as novas tecnologias de informação, comunicação e divulgação científica.

Por fim, realiza estudos história e memória, cultura e história, militância política, pensamento integralista e estudo das questões de gênero.

A partir da abordagem interdisciplinar os docentes possuem os seguintes eixos de reflexão nas temáticas

1. Alcimar Ribeiro – distritos industriais, competitividade, desenvolvimento local, rede de empresas e extensão universitária.

2. Antenora Siqueira – água, desastres e risco.

3. Elis Miranda – política cultural, análise de paisagem, metodologias de planejamento participativo e gestão de espaços culturais.

4. Erica Tavares – estrutura urbana, mobilidade espacial, dinâmica populacional e socioambiental.

5. Erica Almeida – política de assistência social e o direito ao trabalho, espaços públicos e ativismo social.

6. Glaucia Mouzinho – administração institucional de conflitos, políticas públicas, justiça criminal, segurança pública e formação policial.

7. Jacqueline Deolindo – jornalismo local e regional, comunicação e desenvolvimento regional, economia de mídia, geografias da comunicação e divulgação científica.

8. Javier Walter Ghibaudi – economia política e desenvolvimento econômico, cooperativismo e economia urbana e regional.

9. José Luís Vianna da Cruz – desenvolvimento regional e local, planejamento, mercado de trabalho, indústria do petróleo e impactos socioespaciais.

10. Jorge Luiz Alves Natal – política econômica brasileira e a economia carioca e fluminense.

11. Roberto Rosendo – desenvolvimento econômico regional, economia da indústria e da tecnologia, planejamento urbano e regional e economia da defesa.

12. Márcia Carneiro -história e memória, cultura e história, militância política, pensamento integralista, estudo das questões de gênero.

13. Socorro Lima – desenvolvimento rural e territorial, políticas públicas agricultura, agricultura familiar e questão agrária, redes e estratégias empresariais do agronegócio

14. Vanuza Ney – políticas públicas de emprego, trabalho e renda; políticas de desenvolvimento e planejamento regional; agricultura familiar e questão agrária; economia popular, social e solidária.

Skip to content