Grade Curricular

Disciplinas Optativas

Formação Socioespacial Fluminense

As transformações socioespaciais do espaço fluminense no decorrer dos séculos XIX e XX. A organização socioespacial das diferentes regiões fluminenses. O papel do Estado na reestruturação produtiva e territorial e os novos padrões de organização socioespacial da região Norte/Noroeste Fluminense. Riqueza e Exclusão: processos, dinâmicas e implicações sociais, ambientais e territoriais decorrentes da reestruturação produtiva e territorial na região Norte/Noroeste Fluminense.

Metódos quantitativos

Planejamento de uma Pesquisa Quantitativa. Análise Exploratória de Dados. Inferência estatística e Amostragem. Conceito e classificação de modelos; Modelos de Regressão Simples. Análise de correlação linear de Pearson e não paramétrica de Spearman e de Kendall. Modelos de regressão linear múltipla. Uso da variável Dummy.

Pensamento Social Brasileiro Contemporâneo

O objetivo do curso é apresentar uma abordagem introdutória sobre as principais “interpretações do Brasil” que compõem o Pensamento Social Brasileiro. Procurar-se-á discutir estas “interpretações” articulando os seguintes eixos: i) Estado-Nação, Região e Fronteiras, serão debatidos os elementos constituintes do Estado Nacional, a invenção das regionalidades brasileiras e as noções de sertão e fronteira; ii) modernização e as relações público-privado entendidas como ordens sociais e princípios distintos que marcam a cultura política brasileira. Procurar-se-á estabelecer uma crítica às relações entre tradição e modernidade e mudança social presente e os problemas decorrentes do pensamento conservador; iii) movimentos sociais, cidadania e democracia – pretende trazer para o debate as reinterpretações sobre o papel dos movimentos sociais e as diferentes visões sobre cidadania e democracia.

Teoria do Desenvolvimento Econômico

Conceitos de desenvolvimento: desenvolvimento como liberdade, IDH e Agnus Madison. Desenvolvimento na visão dos neoclássicos, da CEPAL e desenvolvimento com desequilíbrio, na visão Hirschmann/Schumpeter. Modelos de desenvolvimento de Rostow-Lewis e Domar. Debate-se a concepção cepalina de desenvolvimento; a escola da dependência; o neoestruturalismo; o modelo latino-americano e o modelo asiático de desenvolvimento; a globalização econômica e seus efeitos sobre o desenvolvimento; debate atual.

Informalidade Conflito e Cidadania

Apresentar o debate sobre a relação entre informalidade (economia, o trabalho ou setor e informal), ilegalidade e ordem social no Brasil urbano. O problema formulado inicialmente a partir da crítica ao dualismo econômico deu lugar a um amplo campo de pesquisa – econômico, sociológico e geográfico – que permitiu a compreensão mais aprofundada das causas da desigualdade no Brasil e na America Latina. Esse debate tornou-se mais complexo: incorporou a questão da regulação, os ilegalismos e a relação desses processos com a pobreza, o crime e criminalização. O curso busca atualizar o debate visando explorar a pluralidade de práticas, de conflitos sociais, de modalidades de tomadas de voz e de formação de arenas públicas em torno da “informalidade”, tomando como referência pesquisas empíricas e etnografias sobre o tema.

Sociedade Civil, Democracia e Esfera Pública

Estado e Sociedade Civil;Sociedade Civil, Sociedade Política e Mercado. A redescoberta da Sociedade civil nos anos 70. A sociedade civil no pensamento gramsciano como “aparelho privado de hegemonia” e na perspectiva habermasiana (esfera pública e mundo da vida) Sociedade civil, terceiro setor e associativismo. Os movimentos sociais e o processo de democratização. Os desafios à democratização da Esfera Pública, Democracia Representativa e Participativa, a experiência dos Conselhos de Políticas Públicas.

Estado, Agricultura e Desenvolvimento

Desenvolvimento capitalista da agricultura no campo brasileiro: situação e perspectivas. Estrutura agrária, relações de trabalho e as particularidades do progresso técnico. O processo de constituição dos complexos agroindustriais brasileiros. Financiamento e comercialização. Políticas públicas e agricultura. As transformações no emprego e no espaço rural, as atividades rurais não-agrícolas. Agricultura e meio ambiente: as experiências alternativas de agricultura familiar. A inserção da agricultura brasileira no comércio internacional: os cenários das desregulamentações e reestruturação do sistema agroalimentar. O debate sobre soberania alimentar e transgênicos.

Cidade, Campo e Dinâmicas regionais

O processo de urbanização e a relação cidade-campo. Campo e cidade no contexto da modernização e da industrialização. As cidades no contexto das economias regionais (agricultura familiar, assentamentos rurais e agronegócio). As dinâmicas regionais e os processos de urbanização e periurbanização. Políticas públicas de desenvolvimento regional (urbano e rural) e os modelos de cidades sustentáveis. Os circuitos espaciais de produção e as dinâmicas regionais e globais. Os movimentos sociais da cidade e do campo.

Trabalho e Políticas Sociais

A dimensão ontológica do trabalho e a polêmica em torno da crise da sociedade do trabalho. Trabalho e moralidade e a função das Poors- Laws na formação da moral do trabalho. Trabalho e alienação no capitalismo. A construção das classes e dos projetos sociopolíticos no século XIX. A sociedade salarial, o fordismo e o Welfare-State. As transformações macrossocietárias no capitalismo contemporâneo: a mundialização do capital, a reestruturação produtiva e a financeirização da economia, suas implicações no mundo do trabalho e na organização política das classes trabalhadoras em geral e do proletariado em particular. As particularidades dos países de capitalismo periférico e a nova divisão internacional do trabalho. Desemprego e precarização do trabalho. A hegemonia do Neoliberalismo e das políticas de ajuste fiscal e a reconfiguração das políticas sociais. As interfaces entre trabalho e gênero e trabalho e geração (trabalho infanto-juvenil e do idoso) no Brasil. A Assistência Social como Política de inclusão produtiva e de geração de trabalho e renda dos pobres. Empreendedorismo e Individualização da Pobreza.

Circulação, mobilidade e território

A importância da circulação e da mobilidade para o exercício da territorialidade nas escalas regional e urbana. As redes técnicas de comunicação e transporte e seu papel na regulação e organização do território. O papel da circulação na integração produtiva dos territórios regionais. O planejamento eficiente dos sistemas de transporte urbano como mecanismo de ordenação da distribuição espacial do uso e ocupação do solo urbano. A mobilidade urbana: conceitos básicos. O cerceamento da mobilidade como mecanismo de controle social. A promoção da mobilidade urbana como instrumento de cidadania. Políticas públicas de mobilidade urbana.

Movimentos Sociais e Conflitos Ambientais

Movimentos sociais, conflitos,cultura e política. A questão ambiental na nova agenda dos movimentos sociais e o ambientalismo. Os conflitos ambientais e as estratégias de luta pela (re)apropriação social da natureza. Racismo ambiental. Ecofeminismo. O socioambientalismo brasileiro: do desenvolvimento sustentável às sociedades sustentáveis. As militâncias por Justiça ambiental no Brasil. Os mapeamentos de conflitos ambientais e as cartografias sociais.

Observação: O mestrado é diurno e as disciplinas são oferecidas às terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras.

Tópicos Especiais 

Apresentação pelo corpo docente ou por professores convidados de temas não contemplados pelas disciplinas da grade curricular, mas de interesse para a área de concentração.

Disciplinas Tópicos Especiais 2023/1

Metodologias de Planejamento Participativo

Gênese da noção de planejamento. Relação entre Planejamento e Desenvolvimento. Relação entre Planejamento e Política Pública. Metodologias de Planejamento Participativo e as experiências concretas de no Brasil e América Latina. Metodologias de Planejamento Participativo e Gestão Associada e as experiências concretas na América Latina. Formação da rede de participação popular em políticas públicas na América Latina.

História da Formação Socioeconômica Brasileira

O desenvolvimento econômico primário-exportador (1500-1930); A crise do ‘modelo’ de desenvolvimento: a transição dos anos 1920; A tentativa de implantação de um ‘modelo’ de desenvolvimento nacional e autônomo (1930-64); O desenvolvimento Juscelinista: cinquenta anos em cinco (1956-61); A crise nacional-populista (1961-64); O ‘modelo’ de desenvolvimento associado-dependente: da crise ao ‘milagre econômico’, e do ‘milagre’ à crise (1964-85); O projeto ‘Brasil Potência Mundial Emergente’ (1974-79): o governo político-militar do General Ernesto Geisel; O ocaso do ciclo político-militar autoritário: o governo do General João Figueiredo (1979-84); A ‘Nova República’: da esperança à frustração (1985-90); A ‘década econômica perdida’: a crise dos anos 1980; Situando o debate dos anos 1990: em busca da superação da crise; Neoliberalismo e novos problemas estruturais para o desenvolvimento brasileiro: choque de capitalismo (liberal). Neoliberalismo e novos problemas estruturais para o desenvolvimento brasileiro: estabilização de preços, e fragilização social e da estrutura econômica (ainda os anos 1990); Os governos Lula I e II: continuidade econômica (Lula I), inflexão a partir de 2008 e políticas sociais (2003-2010); A conjuntura econômica brasileira recente: de Dilma a Bolsonaro, e Lula III (2011-2023).

 

Comunicação, espaço e desenvolvimento 

Interfaces entre o pensamento comunicacional, ciências sociais e o pensamento geográfico. Territórios, tecnologias, centros, periferias, regiões, fronteiras e fluxos – as geografias da comunicação. Comunicação, arranjos produtivos locais e desenvolvimento regional. Comunicação, acesso à informação e cidadania. Políticas públicas de comunicação.

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

UFF Campos | Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – ESR

Rua José do Patrocínio, n° 71, Centro, Campos dos Goytacazes – RJ – CEP 28010-385
Bloco C – Sala: 209

(22) 2733-0319 | (22) 2733-0310
Ramal: 4110

Skip to content