Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Ao longo dos anos, temos observado uma importante expansão em nível nacional da Pós-Graduação stricto sensu, inclusive de programas fora dos eixos metropolitano, como é o caso do PPGDAP, esta expansão sem dúvida aumenta os desafios com os padrões educacionais, científicos, tecnológicos e inovativos a serem alcançados. Neste contexto, a autoavaliação ganha importância, pois permite aos Programas de Pós-Gradação (PPGs) no país que identifiquem seus pontos fortes e suas fragilidades de modo a elevar a qualidade na formação de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento.
A autoavaliação (AA) pode ser definida como “um processo de autoanálise realizado pela comunidade envolvida, destacando pontos fortes e pontos fracos de suas realizações com vistas à melhoria da qualidade do seu fazer institucional, com vistas à superação de fragilidades e dificuldades diagnosticadas” (LEITE, 2006, p. 466). A autoavaliação (AA) na Pós-Graduação apresenta duas dimensões articuladas e complementares.
A primeira de origem externa com finalidade formativa e somativa realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, inclui a avaliação por pares, tendo como propósito atribuir o grau de qualidade de um PPG, por meio de conceitos que variam entre 3 e 7). Até então, a avaliação externa era a única forma de regulação da qualidade baseada em parâmetros estabelecidos pela Capes. O amadurecimento do processo de avaliação levou a Capes a segunda dimensão corresponde à autoavaliação, de origem interna, com finalidade diagnóstica e formativa, desenvolvida de forma sistemática e contínua realizada pela comunidade acadêmica constituída por docentes, discentes, técnicos e egressos dos Programas. Fundamenta-se no diagnóstico e análise de suas potencialidades e fragilidades e busca levantar elementos que possam subsidiar a elaboração de um Planejamento Estratégico capaz de estabelecer metas que visam a contínua e sistemática melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação (CAPES, 2019).
Neste sentido, a autoavaliação é entendida como um processo, seu principal objetivo é formativo, de aprendizagem. Pois, é planejada, conduzida, implementada e analisada e autogerida por pessoas diretamente envolvidas nos Programas. Os sujeitos são ao mesmo tempo formuladores e sujeitos das ações autoavaliadas, possibilitando uma ampla reflexão sobre o contexto, a realidade e as políticas a serem adotadas e tomadas (CAPES, 2019).

A autoavaliação é, portanto, um processo de autoconhecimento dos PPGs, alinhadas aos objetivos institucionais promovidos e executados pelas Instituições de Ensino Superior.
Em 2018, através da Portaria nº 148/2018, a CAPES instituiu uma Comissão com a missão de implantar uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação no país. Em consonância as orientações do Relatório do GT – Autoavaliação da Pós-Graduação (CAPES, 2019), produzidos por esta comissão e alinhado aos objetivos instituições da Universidade Federal Fluminense (UFF) para a pós-graduação de “promover a qualidade e a excelência na pesquisa e nos programas de pós-graduação da Universidade” (PDI, 2023, p. 82), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) adotou a autoavaliação como forma de aperfeiçoamento do programa.

O processo de Autoavaliação do PPGDAP (2016-2024)
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas – PPGDAP foi criado em outubro de 2015, e teve o ingresso de sua primeira turma em agosto de 2016. Nos seus primeiros anos de funcionamento, realizou dois encontros para discutir o andamento do Programa, avaliando os primeiros passos e seus objetivos, bem como fazendo ajustes em sua trajetória. Até então, as iniciativas de autoavaliação eram centradas na coordenação ou em ações pontuais. No entanto, com amadurecimento do Programa e com as novas exigências colocadas pela Capes para a introdução sistemática do processo de autoavaliação, sentiu-se a necessidade de ampliar o foco, reconhecendo a autoavaliação como um processo subsidiário para a solução de lacunas apontadas nas duas primeiras avaliações realizadas pela Capes e para o desenvolvimento da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão do Programa.
Deste modo, com o propósito de fortalecer a Autoavaliação e o Planejamento Estratégico, a primeira ação foi a criação em 2021, da Comissão de Acompanhamento, Autoavaliação do Programa, formada pela Coordenação (e vice) e a Secretária Executiva, a esta comissão se agregaram mais tarde representantes dos demais segmentos da comunidade acadêmica (Ata das reuniões da Comissão e DTS nº 04/2021 – PPGDAP/CDR, 04 de março de 2021) que deram início ao processo de autoavaliação de forma sistemática. A primeira reunião da CAA tratou dos seguintes pontos:
• Definição dos objetivos da Comissão de Acompanhamento, Autoavaliação e Planejamento Estratégico;
• Exposição e discussão do modelo de relatório descritivo encaminhado aos docentes para a Coleta Sucupira 2020;
• Indicação dos temas a serem abordados no 3º Seminário de Autoavaliação do Programa com consulta aos docentes;
• Levantamento dos relatórios anuais da Coleta Sucupira de 2016-2019 para leitura e discussão nas reuniões do dia 22 e 26/01/2021.
• Discussão sobre a elabora do Formulário de Coleta dos Egressos do PPGDAP.

Na segunda reunião da CAA foram tratados os seguintes temas:
• Discussão dos Relatórios 2016-2019 – Primeira Parte;
• Identificação dos principais problemas apontados pelos avaliadores da área PLUR/DM;
• Leitura e discussão de três relatórios de outros Programas da área PLUR/DM, disponíveis no Plataforma Sucupira para observar a forma de preenchimento destes programas e servir de orientação no preenchimento da Coleta Sucupira 2020. Os relatórios lidos foram dos programas: i – Programa de Mestrado Profissional em Planejamento Regional e Gestão da Cidade da Universidade Cândido Mendes (UCAM/Campos dos Goytacazes) – conceito 4 Capes e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) – conceito 6 Capes;
• Foi apresentado e discutido o Formulário de Coleta Egressos, turmas 2016-2018, posteriormente enviado aos egressos (as);
• Decidiu-se por convidar um (uma) egresso (a) de cada turma para desempenhar a função de mobilizador e estimular o preenchimento do Formulário.
• Os pontos de Autoavaliação e Planejamento Futuro serão discutidos na reunião do dia 26/01/2021.

A terceira reunião da CAA foi destinada a discussão dos seguintes pontos:
• Seleção e leitura dos Documentos de Área para orientação do processo autoavaliação (Ficha de Avaliação, Documento de Área, Relatório do GT – Autoavaliação dos Programas da Capes (2019);
• Construção de um esboço da metodologia que seria adotada no processo de autoavaliação, baseado no relatório do GT – Autoavaliação dos Programas de Autoavaliação da Capes (2019);
• Definição de datas para reuniões com os grupos que formariam os GTs que seriam realizados no 30 Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGDAP.
• Indicação para convites na reunião de Colegiado do Programa para participação de docentes, discentes e egressos (os) que passariam a compor a CAA, bem como da organização do30 Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGDAP.

Depois destes encaminhamentos, a CAA reuniu-se com os membros dos GTs, para definição dos (as) coordenadoras dos GTs, os (as) mediadoras e os convidados (as) e relatores, bem como para a definição das atribuições e reponsabilidades de cada um. Um documento de orientação foi produzido pela comissão para orientar os GTs e as tarefas que seriam desenvolvidas por cada membro. Os resultados dos trabalhos realizados pelos GTs foram organizados em Relatorias e apresentados em Plenária para discussão com todos os participantes. A sistematização dos documentos foi realizado pela CAA no Relatório da Comissão de Acompanhamento e Autoavaliação disponível em:
O Fluxograma 01, sistematiza o Histórico do Processo de Autoavaliação realizados pelo PPGDAP entre 2016 e 2024, enquanto os Fluxogramas 02 e 03 – apresentam a Metodologia adotada pela CAA na condução do processo de autoavaliação até a realização do I Fórum Pós-Graduação em Pauta e a Metodologia e a Síntese dos Resultados das Discussões dos GTs no 3. Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGDAP.

Fonte: CAA, 2021.

Baseado no levantamento dos temas mais sensíveis ao programa identificados, quatro dimensões foram trabalhadas pelos GTs, a saber: GT 01 -Acompanhamento dos Egressos, GT 02 – Internacionalização; GT 03 – Inserção e Relevância Social; GT 04 – Produção Intelectual docente e discente.

 

fonte: CAA, 2021.

Cada coordenador (a) ficou responsável a partir do Documento de Área e da Ficha de Avaliação, sistematizar e apresentar o diagnóstico da situação do Programa em cada uma das dimensões indicadas. Os resultados da sistematização do diagnóstico foram apresentados durante o 30 Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico realizado de 01 a 03 de março de 2021.
Além da participação da comunidade acadêmica do PPGDAP, 30 Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico durante o tivemos a participação de convidados externos: Dr. Eduardo Shimoda – UCAM/CAPES que traçou um diagnóstico da produção intelectual docente e discente do programa; também contamos com a presença do Dr. Thúlio Pereira Dias Gomes (BUCG/ESR) que apresentou os resultados da sua pesquisa sobre a aderência das dissertações dos alunos da 1ª turma do PPGDAP em relação a área PLURD e da Egressa Rozzana Tavares Sales que relatou a importância da experiência do intercâmbio internacional.
Vale aqui ressaltar que todo o Seminário foi realizado durante o período da pandemia da Covid-19, mesmo assim, a despeito das enormes dificuldades sanitárias e psicológicas pelo qual todos nos passávamos, tivemos ampla participação dos docentes, discente e egressos e resultados bastante positivos, dentre eles um maior conhecimento sobre a importância do processo de autoavaliação na Pós-Graduação e seu papel no fortalecimento e melhora da qualidade da formação do Programa.
Na Plenária Final do 30 Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico, os relatores de cada GT, ficaram responsáveis por apresentar uma síntese das discussões dos grupos.
Durante a Plenária ficou acordado que seria realizado um Fórum Específico para a elaboração dos objetivos e metas do Planejamento Estratégico, denominado posteriormente de Fórum Pós-Graduação em Pauta (FOP), já com duas edições (2021 e 2023).
Uma vantagem do Seminário ter sido realizado no formato remoto é que ele está todo disponível na página do programa no YouTube (https://www.youtube.com/@ppgdap8134/featured )
A CAA seguiu trabalhando e organizou as duas edições do Fórum Pós-Graduação em Pauta (FOP): conversas entre docentes e discentes do PPGDAP, realizados respectivamente em 2021 e 2023 (https://www.even3.com.br/fop2021/ e https://www.even3.com.br/fop2-teste-463901/ )
I FOP teve por objetivo debater os desafios e as perspectivas da Pós-Graduação da UFF Campos no contexto da Pandemia da Covid-19 e da conjuntura nacional, além de discutir os resultados dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento e Autoavaliação do PPGDAP.
Além dos docentes, discentes e egressos, contamos com a participação externa do Prof. Dr. Clovis Ultramari, coordenador da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia (PLUR/DM) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tratou dos principais aspectos da avaliação quadrienal (2017-2020), da Coordenadora da Pós-Graduação da UFF, profa. Dra. Lúcia Maria A. Drummond que destacou a importância dos processos de autoavaliação para consolidação dos PPGs, em particular aqueles localizados fora da sede.
Durante o I FOP, a CAA apresentou os resultados da sistematização do diagnóstico realizado no 30 Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico, também foram discutidos os desafios do ensino mediado por tecnologia durante a pandemia e na Mesa 03 – Pós-Graduação, Desafios e Ensino Remoto: o fazer científico diante do desmonte da universidade pública que teve a presença da presidente nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação Flávia Café e representantes da Pós-Graduação de Niterói e Campos dos Goytacazes.
Um desdobramento positivo dessa articulação foi a participação de 04 mestrandas das turmas de 2022 e 2023 no 29 Congresso Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). O evento ocorreu entre os dias 11 e 14 de julho de 2024, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na cidade de Belo Horizonte-MG, demonstrando o comprometimento político e democrático dos estudantes da pós-graduação com o Programa. Maiores detalhes da participação ver (colocar o link)
O II FOP foi realizado nos dias 6 e 7 de junho de 2024 e teve como finalidade debater os desafios e as perspectivas da Pós-Graduação da UFF Campos. Nesta edição, a comunidade acadêmica interna reuniu-se para elaborar o Planejamento Estratégico com base no diagnóstico realizado. Anteriormente em 2021 (I FOP), já haviam sido discutidas metas de curto prazo para atender as lacunas apontadas pela Comissão de Área na Avaliação da Capes (2017-2020) no que se referia aos ajustes na matriz curricular, para elaboração dos instrumentos de autoavaliação do Programa, aos processos de credenciamento e descredenciamento, a maior inserção das ações afirmativas na pós-graduação, ações visando maio inserção social e internacionalização, bem como ações visando a elevação da produção intelectual como pode ser observado no Relatório da Comissão de Acompanhamento e Autoavaliação (LINK).
Para a elaboração do Planejamento Estratégico, adotamos a metodologia da matriz swot levantando os pontos fortes e as fragilidades. Esse diagnóstico foi a base para o Plano de Ação (ações de curto prazo) (ver link) e para o Planejamento Estratégico.
No II FOP, com base nos resultados do diagnóstico apresentado pela CAA realizamos a elaboração do Planejamento Estratégico (2024-2027) disponível em:
Em apoia aos Programas de Pós-Graduação, a Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu da PROPPI tem realizado uma série de ações visando apoiar os processos de autoavaliação dos PPGs, dentre estas ações destacamos:
– Visita da Coordenadora da Pós-Graduação Strictu Sensu ao PPGDAP, Dra. Lúcia Drummond com o corpo docente e representantes discentes para discutir o andamento dos processos de autoavaliação, realizada no dia 09 de junho de 2020;
– Participação da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e da Coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da PROPPI nos eventos organizados pelo PPGDAP (30 Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico, I e II FOP) discutindo os desafios do PPGDAP em 2021 e 2023;
– Reunião do corpo docente e representantes discentes com o coordenador da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da Capes, Dr. Ricardo Ojima, realizada no dia 11 de julho de 2024 para discutir as ações do programa, bem como os avanços que temos realizado ao longo desse quadriênio (2021-2024). No dia 12 de julho participamos da palestra do prof. Dr. Ricardo Ojima no auditório da Universidade Cândido Mendes em Campos dos Goytacazes (RJ), intitulada “Demografia, urbanização, meio ambiente e políticas públicas: agendas convergentes”. O evento é presencial e aberto ao público. A atividade foi promovida conjuntamente pelos programas de pós-graduação vinculados ao Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles: Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (UFF), Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM) e Políticas Sociais (UENF) (Ver https://observatorionf.uenf.br/planejamento-urbano-agendas-convergentes-em-debate-em-campos/ )
– I Workshop de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu, organizado pela Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu da PROPPI, da qual participaram todos os coordenadores e vice apresentando o andamento dos seus processos de autoavaliação. O evento foi realizado no dia 18 de outubro de 2024, pela plataforma google meet. Na oportunidade houve a apresentação dos relatórios dos 52 Grupos de Trabalho (GT) para elaborar o Relatório de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu. Foi um momento de muito aprendizado e troca entre os participantes, incluindo para nós do PPGDAP. O link da apresentação realizada pelo PPGDAP está disponível aqui (LINK);
– Realização da Palestra “Autoavaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu: como é na prática”, ministrada pelo Prof. Dr. Ivo da Costa do Rosário, coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF destinada a todos os PPGs da UFF. A palestra foi realizada no dia no dia 29 de agosto de 2024 e que encontra-se disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1oMZMe6qA5A

– Workshop da Plataforma Sucupira realizado no dia 26/11/24, às 14h, no formato online.

Por fim, dando andamento ao processo de autoavaliação aprovamos na reunião de Colegiado do PPGDAP, dia 18 de dezembro de 2024, os seguintes instrumentos de autoavaliação:
 Relatório Descritivo Docente com ajustes
 Relatório de Autoavaliação da Comissão de Autoavaliação
 Planejamento Estratégico (2024-2027)
 Formulário de Coleta dos Egressos com ajustes sugeridos
 Formulário de Avaliação Discente de Disciplina
 Formulário de Avaliação Institucional do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas
Todos os documentos acima citados foram apresentados, discutidos e aprovados em Plenária pela comunidade acadêmica durante a realização do Planejamento Estratégico no II FOP e referendados na Reunião de Colegiado (ATA);

Todo processo de Autoavaliação foi orientado pelos seguintes documentos:
• Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFF 2023-2027 (disponível no link: http://pdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/196/2023/12/PDI_2023_2027_aprovado_CUV.pdf
• Plano Institucional de Internacionalização da Universidade Federal Fluminense (disponível no link www.uff.br/wp-content/uploads/2023/12/plano_pt.pdf?q=plano-institucional-de-internacionalizacao
• Projeto de Curso do PPG;
• Dados preenchidos na Plataforma Sucupira referentes aos anos anteriores;
• Relatório de Meio-Termo da área do PPG disponibilizado pela CAPES;
• Diagnóstico realizado com docentes, discentes e egressos e técnicos-administrativos do PPGDAP.

Próximos passos
A Comissão de Acompanhamento e Autoavaliação e Planejamento Estratégico (CAA) segue trabalhando no processo de autoavaliação e já envio o Formulário de Acompanhamento dos (as) Egressos (as), auxiliando a coordenação no preenchimento das informações da parte qualitativa da Coleta Sucupira e na organização do 30 Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico que será realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2025.

Translate »
Skip to content